Consumo de Óleo Lubrificante em Compressores Alternativos

Consumo de Óleo Lubrificante em Compressores Alternativos

COMPRESSOR DE AR – RECOMENDAÇÃO DE LUBRIFICAÇÃO

Para Compressores de Ar Alternativos de Pistão operando dentro da faixa de temperatura ambiente de 0 a 50°C, a escolha recomendada é um óleo com uma graduação de viscosidade ISO 100, de acordo com o padrão internacional ISO 3448, ou, alternativamente, óleos monograduados SAE30. Compressores de gás podem requerer diferentes tipos de óleos.

OS ÓLEOS SÃO FORMULADOS PARA:

CARACTERÍSTICA & BENEFÍCIO

1 – Formação Baixa de Carbono

  • Melhoria do desempenho das válvulas
  • Redução dos depósitos nas linhas de descarga de ar
  • Redução do potencial para incêndios e explosões nos sistemas de descarga

2 – Estabilidade à Oxidação e Térmica

  • Maior vida útil do óleo
  • Melhoria da vida útil do filtro
  • Redução dos custos de manutenção

3 – Capacidade Elevada de Suportar Cargas

  • Redução do desgaste de anéis, cilindros, rolamentos e engrenagens

4 – Separabilidade da Água

  • Menos transferência para equipamentos a jusante
  • Redução da formação de lodo em cárteres e linhas de descarga
  • Redução do bloqueio de filtros coalescentes
  • Menor potencial para formação de emulsão

5 – Proteção Contra Ferrugem e Corrosão

  • Proteção aprimorada de válvulas e redução do desgaste de anéis e cilindros

Os fabricantes de compressores mantém uma lista atualizada de especificações e requisitos de óleos lubrificantes para diferentes aplicações e designs de compressores. Dessa forma é recomendado seguir estritamente a “Recomendação de Óleo” para Compressores conforme especificado no manual do fabricante.

Nota:

O uso de óleos lubrificantes que não estão em conformidade com esta recomendação de óleo pode criar uma condição perigosa ou insegura, invalidar a GARANTIA, causar desgaste prematuro dos componentes ou resultar em uma falha do compressor. Os usuários podem verificar na ficha técnica do óleo lubrificante pretendido se ele é aplicável para operação. No entanto, como diferentes óleos apresentam propriedades adversas embora classificados como “óleos para compressores”, alguns fabricantes de compressores devem reservar o direito de reter a garantia por danos causados por óleos lubrificantes que não estão em conformidade com a nossa recomendação de óleo lubrificante.

Portanto, se um cliente experimentar um desempenho insatisfatório de um óleo lubrificante, a recomendação dos fabricantes de compressores é:

  1. Por favor, verifique se as condições de operação do compressor estão de acordo com o manual e especificações do compressor;
  2. Consulte com seu fornecedor de marca de óleo preferido que outro tipo de óleo com graduação ISO adequada está disponível e troque o óleo;
  3. Utilize o guia de solução de problemas no manual do compressor e na recomendação de óleo;

Em geral, os fabricantes de compressores não irão “recomendar” e assumir a garantia pela função de marcas ou rótulos específicos de óleo. Os fabricantes de óleo alteram a formulação de seus óleos sem aviso prévio. Portanto, alguns fabricantes de compressores não podem ser responsabilizados pela qualidade constante de um óleo lubrificante. A única exceção são os óleos de marca própria do Compressor para aplicações específicas, como gases ou produção de alimentos.

CONSUMO DE ÓLEO DO COMPRESSOR

A quantidade de óleo consumida por um compressor de pistão lubrificado a óleo resulta de vazamentos de óleo passando pelo pistão/cilindro. O consumo real de óleo varia consideravelmente com cada modelo de compressor e depende das tolerâncias de fabricação, condições operacionais e ambientais, desgaste e envelhecimento, bem como do tipo de lubrificante utilizado. Para a operação de compressores de pistão, existem três fases distintas que afetam o consumo de óleo do compressor.

  1. Fase inicial ou de amaciamento, durante a qual se pode esperar um aumento no consumo de óleo à medida que os anéis do pistão, etc., se assentam.
  2. Fase operacional, onde o uso do óleo está sob controle e um baixo consumo de óleo é considerado ‘normal’.
  3. Com o tempo, um período final durante o qual o consumo de óleo aumenta com o desgaste crescente. O consumo preciso de óleo para um compressor funcionando adequadamente só pode ser determinado para a fase 2, a fase operacional.

MEDIÇÃO DO USO DE ÓLEO

Uma medição exata do consumo de óleo é, portanto, difícil. O uso só pode ser determinado ao longo de um longo período operacional (+500 horas) com registros cuidadosos de reposição ou tecnologia de teste sofisticada. Por essas razões, os fabricantes de Compressores só podem fornecer estimativas ou taxas de uso de óleo aproximadas referentes à operação média do compressor. Um valor aproximado é de 0,2 a 0,7 g/kWh em gramas de óleo por quilowatt de potência do eixo e hora de operação do compressor.

Nota(s) Importante(s):

  • O consumo de óleo pode e vai variar de acordo com as condições operacionais, como temperatura, pressão, velocidade, tipo de gás comprimido, desgaste e idade do compressor, sem previsibilidade.
  • Somente reabasteça o óleo quando o nível no compressor estiver no mínimo.
  • Dois compressores instalados um ao lado do outro nunca apresentarão os mesmos resultados.
  • Se o consumo de óleo estiver acima do limite máximo; o processo de compressão não será afetado, além do uso excessivo de óleo.
  • O consumo de óleo não pode ser garantido.

AMACIAMENTO/ENTRADA EM FUNCIONAMENTO DE UM COMPRESSOR

É um dos “mitos técnicos” incontestáveis que compressores devem rodar em óleo mineral antes de mudar para sintético.

A única razão para fazer isso é a economia de custos: o óleo utilizado para “amaciar” o compressor é – dependendo do acabamento do cilindro – tipicamente carregado com partículas após 50 a 100 horas. A menos que haja uma excelente filtração disponível, é melhor descartar o óleo do que recirculá-lo.

Como os preços para sintéticos são cerca de 4 a 7 vezes mais altos do que para minerais, é simplesmente mais barato rodar o compressor em óleo mineral, depois de 50 horas descartá-lo e, em seguida, usar óleo sintético (caro) pelas próximas 1000 horas ou até a próxima troca regular de óleo. O uso de mineral para amaciamento não mostra benefícios para um acabamento mais suave ou menor consumo de óleo mais tarde, mas a necessidade de mudar o óleo após algumas horas é importante.

ÓLEOS SINTÉTICOS

Em compressores de Ar de Três Estágios a 40 bar, pode haver uma melhoria na vida útil das peças de desgaste se usados com compressores de dois estágios a 30 bar, mas os óleos sintéticos não oferecem vantagens para os modelos de três estágios, que são projetados para ter baixas temperaturas operacionais. As empresas de óleo promovem fortemente o uso de óleos sintéticos em compressores de pistão, sugerindo duas principais vantagens sobre os óleos minerais padrão:

  • Ponto de fulgor mais alto e temperatura de autoignição
  • Estabilidade térmica e oxidativa melhorada em altas temperaturas

O resultado é a redução da formação de carbono e melhoria da vida útil em altas temperaturas. As vantagens acima são bem conhecidas para compressores de dois estágios que têm temperaturas de compressão muito mais altas. No entanto, os compressores de três estágios a 40 bar são projetados para ter temperaturas operacionais muito mais baixas, mesmo no ambiente mais quente.

Portanto, não há vantagem no uso de óleos sintéticos com maior estabilidade térmica para esses tipos de compressores. As temperaturas mais baixas com razões de compressão mais baixas dos compressores de três estágios significam muito menos risco de acúmulo de carbono.

Desvantagens do Óleo Sintético

O óleo sintético tem algumas fraquezas.

  • Os custos do óleo sintético são muito mais altos do que para óleos minerais padrão.
  • O óleo sintético não tem capacidade de absorver água.
  • Beneficia a operação apenas em altas temperaturas

Acúmulo de Carbono A principal vantagem do óleo lubrificante sintético é a redução do acúmulo de carbono nas válvulas do compressor. A temperatura acelera o acúmulo de carbono. Mas, novamente, a carbonização das válvulas do compressor não é um problema significativo com um compressor de três estágios resfriado a ar. No entanto, o benefício de maior estabilidade térmica pode ser útil em compressores com carga maior e/ou condições de funcionamento mais severas.

COMPRESSORES DE GÁS

Alguns gases tendem a contribuir para o desgaste e a deterioração em um compressor devido às suas propriedades físicas e/ou mecânicas. Siga estritamente as informações fornecidas no respectivo capítulo da Recomendação de Óleo do fabricante do compressor.

TROCA DE ÓLEO

Uma troca normal de óleo pode simplesmente ser feita drenando o óleo do compressor. Isso funciona melhor se o óleo for aquecido após cerca de 10 minutos de operação. Drene completamente e reabasteça com o mesmo tipo de óleo. A recomendação de óleo fornece informações mais detalhadas, bem como uma tabela de miscibilidade dos tipos de óleo.

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